terça-feira, 21 de maio de 2013

Ray Manzarek... The Doors... Perdemos mais um...

O som do seu órgão era um dos mais reconhecíveis da música rock. Ray Manzarek, fundador dos Doors, morreu aos 74 anos, na Alemanha, onde recebia tratamento para um cancro.

A imagem do seu tronco curvado sobre as teclas, uma das mãos desenhando linhas de baixo, a outra divagando pelo órgão, ficarão para sempre associadas a uma banda, os Doors, e a um tempo, os anos 1960. Ray Manzarek foi um dos instrumentistas que melhor os representou e foi, até ao fim da vida, nesta segunda-feira, totalmente um filho das ambições estéticas e dos sonhos de reinvenção e despertar espiritual desse tempo. Um romantismo perfeitamente ilustrado no início de tudo. Manzarek encontrou Jim Morrison, colega da mesma faculdade de Los Angeles, na praia de Venice. Morrison mostrou-lhes algumas letras que escrevera. "Moonlight drive": "Let's swim to the moon / Let's climb to the tide". Os Doors nasciam ali, naquela tarde.

Ray Manzarek morreu nesta segunda-feira numa clínica em Rosenheim, na Alemanha, onde se encontrava a receber tratamento para um cancro. Tinha 74 anos.Nascido em Chicago, amante do blues e do jazz, fundaria os Doors com Jim Morrison em 1965. Dois anos depois, com a edição do homónimo álbum de estreia, a banda tornar-se-ia um dos fenómenos da década, atingindo o coração do circuito pop com as letras provocadoras e enigmáticas de Morrison e música que reproduzia na perfeição aquilo que Manzarek definia como uma entrega "dionisiaca" à vida, constantemente no fio da navalha.Se Morrison era todo ele excesso e descontrolo, Manzarek era o músico metódico que, apoiado pelo guitarrista Robbie Krieger e pelo baterista John Densmore, traduzia em som essa tentação pelo abismo, aproximando a música do precipício, mas impedindo-a de entrar em queda livre.
Até 1971, data da morte de Jim Morrison e da edição de "LA Woman", o último álbum do vocalista com os Doors, Ray Manzarek firmou com a banda o seu legado na história da música popular urbana. Álbuns como "Strange Days" ou "Morrison Hotel" e canções como "Light my fire", "The end", "When the music's over" ou "Riders on the storm" têm a marca do seu talento que, segundo o próprio, residia mais na liberdade da imaginação que na força do virtuosismo. "Sou basicamente uma espécie de pianista de 'cocktail jazz'. Serei o primeiro a admitir que não sou um teclista muito bom", terá afirmado um dia.

Nascido verdadeiramente para a música com os Doors, nunca se libertaria verdadeiramente da sombra da banda (nem, na verdade, parecia desejá-lo). A carreira a solo foi discreta e os Doors, quer nos livros de memórias, quer nas digressões revivalistas, um porto seguro a que regressou sempre.Robbie Krieger, que o acompanhou nos últimos anos, declarou em comunicado: "Sinto-me feliz por ter podido tocar as canções dos Doors com ele durante a última década. Ray foi uma grande parte da minha vida e irei sentir a sua falta para sempre".

Descanse em paz, Ray.


-


--==The Doors In Concert CD 01==--

 01 - Who Do You Love
 02 - MEDLEY:
    Alabama Song
    Backdoor Man
    Love Hides
    Five To One
03 - Build Me A Woman
 04 - When The M usic's Over
 05 - Universal Mind
 06 - Petition The Lord With Prayer
 07 - MEDLEY:
    Dead Cats, Dead Rats
    Break On Throught, #2
 08 - The Celebration Of The Lizard (MEDLEY):
    Lions In The Street
    Wake Up
    A Little Game
    The Hill Dwellers
    Not To Touch The Earth
    Names Of The Kingdom
    The Palace Of Exile
 09 - Soul Kitchen


--==The Doors In Concert CD 02==--

 01 - Roadhouse Blues
 02 - Gloria
 03 - Light My Fire (including 'Graveyard Poem')
 04 - You Make Real
 05 - Texas Radio & The Big Beat
 06 - Love Me Two Times
 07 - Little red Rooster (with John Sebastian in Harmonica)
 08 - Moonlight Drive (including 'Horse Latitudes')
 09 - Close To You
 10 - Unknown Soldier
 11 - The End


The Doors "In Concert" é uma "compressão" de gravações ao vivo anteriormente encontradas nos albuns:
"Absolutely Live", "Alive She Cried" e "Live At The Hollywood Bowl" com exceção de "The End" que não havia sido gravada nessa versão"

Compilação lançada em 1991. Gravadas entre 1968 e 1970 em Los Angeles, New York, Boston, Philadelphia, Pittsburgh, Detroit e Copenhagem
   
Jim Morrison - Vocals
Ray Manzarek - Organ, Keyboard Bass (& Lead vocals on "Close To You")
Robby Krieger - Guitar
John Densmore - Drums & Percussion




The Doors - Break On Through (To The Other Side)





Senha para o arquivo: D1991-InC




"Há braços"

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Já não consigo viver sem suas preciosas postagens! Gratidão, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em faze-las, irmãzinha. E mais feliz ainda em saber que gostam.

      Excluir