sexta-feira, 20 de junho de 2014

Demon Fuzz - Afreaka!

Demon Fuzz foi uma banda sul africana radicada na Inglaterra que gravou um único álbum e desapareceu. Com uma sonoridade voltada para o jazz-rock, usava elementos de soul e música africana, lembrando bandas como Osibisa, Santana Band e Traffic. Esta é uma daquelas bandas as quais ficamos surpresos de não terem conseguido, em seu tempo, o merecido reconhecimento.

Raridade lançada em 1970 pelo selo Dawn, trata-se do fantástico e obscuro disco "Afreaka!", cuja estrutura rítmica é algo hipnótico. Miscelânea sonora sensacional, potencializada em jams fulminantes e arranjos maneiríssimos a cargo de Paddy Corea, privilegiando a individualidade dos instrumentistas envolvidos, sem perder a coesão e a unidade sonora. Discaço trazendo composições moldadas pela dupla R. Rhoden e W. R. Joseph e produção certeira de Barry Murray. Um cruzamento de levadas "grooveadas" com influências jazzísticas e alternâncias climáticas, agrupando elementos do afrobeat; funkeira nervosa; pitadas de funk latino, antecipando aquilo que o "Osibisa" faria com maestria na mesma década; e resquícios de psicodelia e progressivo nas belas passagens de órgão de Ray Rhoden, conduzindo a lisergia black.

E não é só: frases de guitarra e linhas de baixo estilosas, flautas e solos de sax de cair o queixo, bateria e percussão afro bem destacadas, aliados ao vocal suave de Smokey Adams, que em maravilhas como “Hymn to Mother Earth” e “Disillusioned Man” parece cantar para o último de seus dias. Junto a faixas instrumentais de perder o fôlego como “Past, Present and Future” e “Mercy (Variation No.1)”.

A versão original do Demon Fuzz, traz apenas 5 faixas. Em 2005 com o lançamento de Afreaka! em formato digital (selo Janus Records), incluindo material do primeiro EP da banda, com três gravações ainda mais raras: “Message to Mankind”, “Fuzz Oriental Blues” e uma versão arrebatadora de “I Put a Spell On You”, clássico do maluquete Screamin’ Jay Hawkins. É esta versão, de 2005 que trago para vocês.



01 - Past Present And Future
02 - Disillusioned
03 - Another Country
04 - Hymn To Mother Earth
05 - Mercy (Variation N°1)
06 - I Put A Spell On You
07 - Message To Mankind.
08 - Fuzz Oriental Blues










Bass – Sleepy Jack Joseph
Congas – Ayinde Folarin
Congas, Flute, Saxophone, Arranged By – Paddy Corea
Drums – Steven John
Guitar – W. Raphael Joseph
Organ, Piano – Ray Rhoden
Trombone – Clarance Brooms Crosdale
Vocals – Smokey Adams



Desillusioned


   



Senha do arquivo:
DF_1k9c70_A


"Há braços"

3 comentários:

  1. a senha não está funcionando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senha está funcionando. Efetuei o download e testei.
      Todas as senha deste blog são iguais ao nome dos arquivos baixados. Tente novamente copiando e colando.

      Excluir