quinta-feira, 5 de julho de 2012

Elomar, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima e Heraldo do Monte - ConSertão



Música sertaneja é, como a origem da palavra mostra, música do sertão. Não é essas coisas bisonhas que ouvimos que além de se intitulares (erroneamente) de música sertaneja. ainda criam vertentes. Não tem melhor exemplo de música sertaneja que a (boa) música do Nordeste Brasileiro.

O grande expoente estilo é Elomar Figueira Mello (citado no post anterior), compositor, violeiro, violonista e cantor, nascido em Vitória da Conquista, Bahia, em 1937. Esse baiano, que cresceu habituado com a seca e com dificuldade da vida sertaneja, conseguiu mostra, com suas canções de cordel, todo o sofrimento desse povo sofrido, salientando a necessidade da religiosidade e da fé e, unindo ao seu violão, criou um diálogo entre o folclore musical medieval e nordestino. Sua musicalidade pode ser ouvida em diversos discos, começando em 68, Há um, porém, que devemos não só escutar, como também parar, sentar, sentir-se confortável, para então, prestar atenção e ouvir.

ConSertão, de 1982 - Neste álbum Elomar chega a seu ápice musical e, juntamente com Arthur Moreira Lima (pianista de orientação erudita), Paulo Moura (saxofonista e clarinetista de choro, samba e jazz – considerado um dos grandes nomes da música instrumental brasileira) e Heraldo do Monte (guitarra, cavaquinho viola e contrabaixo – tocou com Hermeto Pascoal, Airto Moreira, Elis Regina, Zimbo Trio, etc.), cria uma obra tão única. Um álbum muito peculiar, onde todos os membros tem liberdade de explorar e mostrar o que sabem com seus instrumentos e arranjos. Uma, digamos, JAM SESSION nordestina onde você poderá admirar belos solos de cravo e piano (Arhur), sax e flauta (Paulo), violão e viola (Heraldo) e voz de Elomar soando triste, como seria o natural da música sertaneja.

Preenchendo um pouco mais os vazios, deixo para vocês este album de sonoridade nordestina, solos jazzísticos de sax e melodias barrocas no cravo.Um albúm que  tem que ter seu verdadeiro valor reconhecido.


1. Estrela maga dos ciganos/Noite de Santo Reis (Elomar)
2. Na estrada das areias de ouro (Elomar)
3. Campo branco (Elomar)
4. Incelença pra terra que o sol matou (Elomar)
5. Trabalhadores na destoca (Elomar)
6. Pau-de-arara (Luiz Gonzaga)
7. Festa no sertão (Villa-Lobos)
8. Valsa da dor (Villa-Lobos)
9. Leninia (Codó)
10. Valsa de esquina nº 12, em fá menor (Francisco Mignone)
11. Espinha de bacalhau (Severino Araújo)
12. Pedacinhos do céu (Waldir Azevedo)
13. Corban (Elomar)





Senha para o arquivo: CST_1982



"Há braços"

Nenhum comentário:

Postar um comentário