domingo, 15 de julho de 2012

Gogmagog - I Will Be There [EP - Vinyl]


Gogmagog foi uma banda inglesa de Heavy Metal, do movimento N.W.O.B.H.M. (New Wave of British Heavy Metal, traduzindo para o português Nova Onda Do Heavy Metal Britânico) que, curiosamente, não foi um movimento exclusivo da Inglaterra, tendo se espalhado pela Europa e pelo mundo. Esse movimento Começou no final da década de 70, quando bandas clássicas e já consagradas de metal como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath começam a ser eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk (cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, GBH entre outras). A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico retirou o blues da primeira geração do metal, adicionando peso e velocidade ao mesmo ressaltando os aspectos metálicos do mesmo. Sem se preocupar em atingir grandes audiências e no entanto, atingindo-as, era puro metal feito para fãs. Talvez essa seja a razão pela qual o metal chamado tradicional seja em grande parte moldado a partir das bandas da New Wave of British Heavy Metal

Voltando a banda: A formação do Gogmagog foi controversa, tendo sido idealizada pelo DJ e produtor musical Jonathan King, ainda na primeira metade da década de 1980, que queria fazer uma grande banda de Heavy Metal, tendo assim chamado grandes nomes da NWOBHM da época, como Paul Di'Anno e Clive Burr (ambos na época ex-Iron Maiden), Pete Willis (na época ex-Def Leppard), Neil Murray (baxista de bandas como Gary Moore, Whitesnake) e Janick Gers (na época ex-White Spirit e Ian Gillan, que futuramente viria ser do Iron Maiden, em 1990). Teve como lançamento apenas um EP chamado I Will Be There. A banda se desfez logo após a gravação do EP. O nome da banda é baseado no nome de um gigante legendário do século 12, descrito por Geoffrey of Monmouth, autor das lendas arturianas (Rei Arthur e etc...).

Fala-se que outros músicos teriam sidos convidados e recusaram a oferta. Entre eles John Entwistle (The Who) e Cozy Powell (Rainbow, Whitesnake, etc...). A "grande" banda, em parte, foi formada porque parte desses músicos estavam em situação complicada na época. A chance de voltar a estrelar como um supergrupo prometia.

A banda acabou, o álbum não vendeu, e todos ficaram decepcionados com o fracasso da pequena bolacha, que nitidamente tinha caráter meio caça-níquel. Jonathan King parecia não ter muita sorte com seus projetos, já que o projeto que sucederia este também foi um fiasco. Mas o som bom. O problema na época foi a falta de divulgação.

Dando sequencia a suas vidas Di'Anno formou o Battlezone e o Killers, Murray gravou com Black Sabbath, Gers tocou na banda solo do Bruce Dickinson, Willis formou o Nightrun e Roadhouse, Burr tocou com Desperado e Elixir.







    01. "I Will Be There" - 4:35 (Russ Ballard)
    02. "Living in a Fucking Time Warp" - 3:14 (Jonathan King)
    03. "It's Illegal, It's Immoral, It's Unhealthy, but It's Fun" - 3:30 (King)









    Paul Di'Anno - vocal
    Janick Gers - guitarra
    Pete Willis - guitarra
    Neil Murray - baixo
    Clive Burr - Bateria



Para os fãs de Iron Maiden, mais um item para a coleção; completando ESPAÇOS VAZIOS.



Senha para o aquivo: ggmgg-1985-EP

"Há Braços"

Nenhum comentário:

Postar um comentário