segunda-feira, 23 de julho de 2012

Século XX / Bestial Devastation - Overdose / Sepultura


Em 1985, a Cogumelo Discos, uma loja que resolveu se transformar em selo, deu uma oportunidade a duas bandas da época para gravarem um Split album em vinyl. As duas mais conhecidas da região de BH: Overdose e Sepultura.

Ambas já arrastavam uma legião de fãs, então ambas foram postas em apenas dois dias no J.G. Estúdio, para gravar e mixar aquele que seria um dos trabalhos mais importantes do Metal nacional, ao lado do primeiro do Stress (que postarei aqui futuramente): Século XX/Bestial Devastation.

De um lado do vinyl, o Overdose, que já tinha uma "demo tape" com uma única faixa lançada na época (Última Estrela, uma das canções mais famosas e pedidas da banda) disparava um Heavy/Power Metal de primeira linha, bem trabalhado e pesado, com ótimos vocais, guitarras muito bem tocadas tanto nas bases quanto nos solos (que tinham uma veia bem clássica), e cozinha baixo/bateria pesada, e em suas três músicas, que eram Anjos do Apocalipse, Filho do Mundo e Século XX, marcaram história por mostrarem uma musicalidade nunca antes visto por aqui, e com temas que refletiam a realidade em suas letras. O Sepultura, por sua vez, destilava o primeiro disco de Death Metal brasileiro, em suas quatro músicas (já que The Curse é uma introdução onde Vladimir Korg, então no Chakal, fez as honras na voz), Bestial Devastation, Antichrist (cuja letra é de Wagner, do Sarcófago), Necromancer e Warriors of Death, mostrando brutalidade, garra e força, apesar da pouca técnica, mas vale por ouvir a voz esganiçada de Max, as bases brutas de Max e Jairo, os solos ‘guitarra-quebrada’, e a base baixo-bateria de Paulo e Igor.

A gravação não era lá essas coisas, mas deixava claro que existia Metal de primeira linha por aqui, e isso abriu muitas portas.

Graças a este Split, surgiram várias gravadoras independentes nacionais dispostas a apostar suas fichas em bandas nacionais, bem como fortaleceu as já existentes, e no ano posterior, 1986, várias bandas que só aportavam por aqui via CDs importados, começaram enfim a ter seus trabalhos saindo ou por gravadoras grandes ou independentes (provavelmente a estabilidade econômica causada pelo Plano Cruzado tenha ajudado um pouco nesse aspecto), e as bandas de fora começaram a se corresponder com as nossas, e este mesmo Split virou item obrigatório em coleções daqui e de fora



01. Anjos do Apocalipse
02. Filho do Mundo
03. Século XX

Extras:
04. children of war
05. peace
06. nuclear winter
07. força crescente

Formação:
Pedro "Bozó" Amorim – Vocais
Cláudio David – Guitarra solo
Ricardo Souza – Guitarra base
Fernando Pazzini – Baixo
Helio Eduardo – Bateria





01. The Curse
02. Bestial Devastation
03. Antichrist
04. Necromancer
05. Warriors of Death

Extra:
06. Troops of Doom

Formação:
Max "Possessed” – Vocals, Guitarra base
Jairo "Tormentor" – Guitarra solo
Paulo "Destructor" – Bass
Igor "Skullcrusher" – Bateria


Esse Split album está aqui, separado e com extras, para que vcs possam, comodamente, escolher o que querem.

E preenchendo esse vazio da história do rock pesado brasileiro, fico por aqui.


Agradeço ao blog "Metal Samsara" (http://metalsamsara.blogspot.com), de onde quase todo texto aqui contido, foi extraído.

Senhas dos arquivos:
Século XX ->
O-XX-1985
Bestial Devastation ->
S-BD-1985


"Há braços"

2 comentários:

  1. A senha do overdose não está pegando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estavam trocadas. Foram corrigidas.
      Note que as senhas serão, sempre, o nome do arquivo.

      Excluir